1ª PROVA DO SAL‏


Espectacular prova de atletismo nas areias da margem do Tejo, aproveitando o período da maré baixa, tendo como 'pano de fundo' o mar da palha, a ponte Vasco da Gama, as salinas, a capital com os seus ex-libris bem visíveis ao longe, e as povoações ribeirinhas para norte, desde a foz do Trancão até Vila Franca de Xira, protegidas dos nordestes pelas serras de Loures e de Bucelas donde sobressai o monte Serves.
Manhã magnífica para a prática desportiva, ambiente quase familiar, simplicidade, eficiência e simpatia na organização, coisas simples que cativam a atenção de todos, desde o pódio ao colar com a conchinha no retorno junto ao cais do Samouco, a rapidez da distribuição da 'flor de sal' aos três primeiros de cada escalão (até se teve que esperar pela chegada de quem corre mais devagar para completar o pódio das F50...), duches na praia e banhos no pavilhão, fruta e água no final da prova, aquecimento no início bem ritmado pela 'dona da voz com sotaque do brásil'..., a mesma voz a descrever as chegadas e a efectuar mini-entrevistas, tudo isto a fazer com que se sinta vontade de voltar no próximo ano se se tiver disponibilidade!... ah... e ainda o saquinho de sal e uma t'shirt em algodão com uma estampagem alusiva ao evento, muito bem idealizada, com os três moinhos, as aves, os raios solares, a ponte e o rio! Coisas simples que fazem a diferença!...
Parabéns pois, à Associação Alcochete Aktivo (AAA) e a todos os atletas participantes, em que cada um no seu 'papel', com a sua participação contribuiu para uma causa social, neste caso concreto no apoio à CERCIMA (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas do Montijo e Alcochete, SCARL).
Prova rápida, em que o Paulo Marques foi o primeiro, seguido do João Valente e do Paulo Chainho; a Verónica Correia chegou à frente da Carmen Henriques.



 
Ainda em recuperação, o Francisco Gaio foi 6º da geral e 2º do escalão 45/49,





e cá o 'acidentado' chegou em 11º da geral e 1º do escalão 50/99;


 



a Antonieta de Sá foi 119º da geral e 1ª do escalão.
Para os alvitejanos presentes, a recuperação e os tratamentos para as maleitas prosseguiram com eirózes e outros acepipes pela zona do Montijo durante a tarde!!!... e não se esqueçam, que segundo os entendidos na matéria, aquelas lamas ribeirinhas possuem inquestionáveis propriedades medicinais para as lesões musculares!...
Quem não foi, não sabe o que perdeu!

Texto de Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)

Fotos: Atletismo Magazine
Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 18.6.12 Rating: 5